domingo, 11 de março de 2018


Banchō Sarayashiki (番町皿屋敷, A Mansão do Prato em Banchō) é uma história japonesa de fantasmas de amantes separados por classes sociais, quebra de promessas e confiança, levando a um desfecho meio macabro. 

A história de Okiku e os Nove Pratos é uma das mais famosas do folclore japonês e continua a repercutir pelo público atualmente.

A origem da lenda é desconhecida e muito antiga, porém, foi primeiramente apresentada com o título Banchō Sarayashiki em julho de 1741, no teatro Toyotakeza. Foi adaptada em uma produção de ningyō jōruri por Asada Itcho e Tamenaga Tarobei I. Como muitos teatros de fantoches bem sucedidos, uma versão em Kabuki foi criada logo em seguida, e em setembro de 1924 Banchō Sarayashiki foi encenada no teatro Naka no Shibai, estrelando Otani Tomoemon II e Arashi Koroku IV nos papéis de Aoyama Daihachi e Okiku.

Uma versão de Kabuki em um ato foi criada em 1850 por Segawa Joko III, sob o título Minoriyoshi Kogane no Kikuzuki (実成金菊月), que estreou no teatro Nakamuraza com Ichikawa Danjūrō VIII e Ichikawa Kodanji IV nos papéis de Tetsuzan e Okiku. Esta adaptação em um ato não foi popular e rapidamente terminou, até que voltou a ser apresentada em junho de 1971 no teatro Shimbashi Embujō, estrelando a popular dupla Kataoka Takao e Bando Tamasaburō V nos papéis de Tetsuzan e Okiku.

A adaptação mais popular e conhecida de Banchō Sarayashiki, escrita por Kido Okamoto, estreou em fevereiro de 1916 no teatro Hongōza, com Ichikawa Sadanji II e Ichikawa Shōchō II nos papéis do Senhor Harima e Okiku. Era uma versão moderna da clássica história de fantasmas em que o conto de horror foi substituído por um profundo estudo psicológico das motivações dos dois personagens.

Outra adaptação foi feita em 2002, na quarta história da novela da televisão japonesa Kaidan Hyaku Monogatari (怪談百物語).

Versão Popular

Havia uma linda serva de nome Okiku. Ela trabalhava para o samurai Aoyama Tessan. Okiku frequentemente recusava seus avanços, então ele a enganou fazendo-a acreditar que ela descuidadamente perdeu um dos dez preciosos pratos de cerâmica de Delft da família. Tal crime normalmente resultaria em morte. Em um frenesi, ela contou e recontou os nove pratos muitas vezes. Apesar disso, ela não conseguiu encontrar o décimo e foi até Aoyama aos prantos, sentindo-se culpada. O samurai propôs ignorar o problema caso ela finalmente se tornasse sua amante, mas ela novamente recusou-se. Enfurecido, Aoyama a jogou no fundo de um poço para que morresse.

Dizem que Okiku tornou-se um fantasma vingativo que atormentava seu assassino contando até nove e então dando um grito terrível para representar o décimo prato perdido - ou talvez ela estava se atormentando e ainda tentando encontrar o décimo prato, mas gritava agoniada quando ela nunca encontrava-o. Em algumas versões da história este tormento continuava até que um exorcista ou um vizinho gritasse "Dez!" em alto tom no final de sua contagem. O fantasma de Okiku então finalmente tranquilizava-se quando percebia que alguém havia encontrado o prato para ela, e deixava de assombrar o samurai.

Influência romântica



A versão de Kido Okamoto é notável por ser uma adaptação muito mais romântica da história, similar a versão do Kabuki de
Botan Doro. Isso foi uma influência da restauração Meiji, que trouxe peças ocidentais para o Japão pela primeira vez. Peças ocidentais foram muito mais notáveis por elementos românticos, e isso foi adaptado no estilo de teatro conhecido como Shin Kabuki (新歌舞伎). Shin Kabuki foi basicamente uma malsucedida fusão do Ocidental e Oriental, apesar de que o Banchō Sarayashiki de Okamoto permanece como um dos poucos clássicos.





________________________ ♥_________________________
Post por: ~Yumi~ 
Yumi Harumi -  Sakura Model No Facebook: Clique Aqui
Entre em Contato Comigo: Clique aqui 
Canal Youtube: Clique Aqui
Instagram: Clique Aqui
Contato Para Parcerias: contatoyumih@gmail.com
________________________ ♥________________________

0 comentários :

Facebook

Contato ?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar ?

Seguidores

?

Blinking Cute Box Cat
Tecnologia do Blogger.