domingo, 18 de fevereiro de 2018

Lendas Urbanas, sinceramente? Eu tenho uma relação de amor e ódio com isso, é misturado com curiosidade e medo. 
Quando eu era mais nova eu nunca fui muito de brincar de bonecas (agradeci depois de saber dessa lenda haha). 


A História da boneca Okiku

Kikuro era uma menina de 3 anos de idade que ficou doente em 1932. Pela história a menina esta em uma ilha do Japão chamada Sapporo um dia seu irmão foi visitá-la e nisso encontrou uma boneca que gostou muito e acabou presenteando ela para sua irmã. Kikuro amou muito a boneca e não se separou mais del, mas infezlimente tempo depois a garota acabou morrendo, e como de costume, o corpo foi cremado junto aos pertences pessoais (no Japão crema-se os pertences pessoais junto com o falecido). 

Como Okiku (nome dado a boneca) não foi cremada, a mesma acabou ficando com a menina no oratório, mas o tempo passou e a família percebeu que o cabelo da boneca parecia crescer, (um pouco estranho né non?). Tempos depois a família mudou-se para outra província, por causa da guerra, e ao término acabaram voltando para a cidade anterior e perceberam que o cabelo da boneca continuava a crescer. Mas ao pedido do irmão de Okikuro a boneca continuou no tempo, mas o caso chamou muita atenção, mas até hoje não se teve resposta sobre o caso (aaah esqueci de avisar essa história é baseado em fatos VERÍDICOS, e ai vai comprar mais bonecas? hahahah)


Afirma-se que, além dos cabelos da boneca, que antes eram até os ombros e hoje estão pela cintura, os lábios que eram cerrados hoje estão “entreabertos e úmidos”, a boneca tem expressões vivas, parecendo olhar para as pessoas.







No japão acredita-se muito em “vida após a morte”, por isso acreditam que todo objeto pessoal da pessoa que morreu deve ser queimado, para que o espírito possa descansar em paz.
Hoje, a boneca se encontra em exposição no templo japonês. 
Foto do templo ao lado. 





A Criação da lenda.




A investigação japonesa descobriu um texto que investigou a lenda publicado em 1962 na revista Takara Jima, número 415 "O Novo compêndio de desmantelamento de casos estranhos da atualidade". O investigador Sr. Takehiko Koike, descobriu que o jornalista Yutaka Mabuchi foi o responsável por criar a lenda, publicando 2 artigos sobre a boneca, um no ano de 1962 e outro no ano 1968. Dois anos mais tarde, em 1970, um jornal de Hokkaidou praticamente concluiu a criação da lenda.

Artigo 1 - Sobre o caso a Boneca Okiku

- Data: 06 de agosto de 1962

- Revista: Semanário voltado para o público feminino "Shuukan Josei Jishin"
- Autor: Yutaka Mabuchi


"No ano de 1918 (Ano 7 do período Taishou), foi realizada na cidade de Sapporo a Exposição Taishou. Durante a exposição, uma boneca foi comprada nas lojas Tanukikoji, para ser presenteada a uma irmã mais nova chamada Kikuko, que havia ficado em casa. A boneca possuía um corte de cabelo em estilo "Kappa", ou seja, um tipo de corte na altura das orelhas parecido com o corte de cabelo channel. Era um modelo até moderno para a época, pois o brinquedo soava quando o peito era pressionado.
Kikuko ficou muito feliz com o presente, tanto que ela brincava todos os dias com a boneca, mas desafortunadamente, no dia 24 de janeiro de 1919, ela falece com a idade de 3 anos vitimada por uma doença. No seu funeral, esqueceram de colocar o objeto de sua estima no caixão e ao encontrarem a boneca mais tarde, decidiram guardá-la junto das cinzas da menininha e consagrá-la no altar familiar.
A família nos seus afazeres domésticos, sempre lembrando da dolorosa perda da manhã à noite, acaba por notar que os cabelos da boneca cresciam com o passar do tempo."

Voltando ao artigo publicado no semanário, quem pediu para o templo abrigar a boneca no ano de 1918 foi o próprio pai do Sr. Suzuki, e não o irmão. 

Agora a história difere radicalmente da contada aqui no Brasil...

O artigo continua e diz que após a consagração da boneca ao templo, o Sr. Joshichi mudou de cidade e seu rastro foi perdido. Quem primeiro percebeu que os cabelos da boneca haviam crescido, foi o monge do templo, quase 3 anos após o brinquedo ter sido guardado em uma caixa. Ele contou que certa noite teve um sonho, onde aparecia o Sr. Joshichi de pé ao lado de sua cama, banhado em suor e pedindo para o monge: "Por favor...Corte os cabelos da minha filha..." O monge então verifica a boneca na caixa e constata que seu cabelo havia crescido consideravelmente.
No entanto o nome da menina nesse artigo não está como Kikuko, mas sim, como Kiyoko. Podemos considerar que a grande mídia na época deveria chamar a boneca por outro nome, baseado no nome verdadeiro da menina.

Artigo 2 - Sobre o caso a Boneca Okiku


- Data: 15 de julho de 1968

- Revista: Young Lady
- Autor: Yutaka Mabuchi



Nesse novo artigo, consta que na Exposição Taishou, quem comprou a boneca foi Eikichi Suzuki (autor do primeiro relato contado para ele) e é contado o episódio da compra da boneca. Entretanto, a boneca teria sido consagrada ao templo no ano de 1938, pouco antes do Sr. Joshichi Suzuki ter ido trabalhar nas minas de carvão da cidade de Minatochou, região de Mooka na então província de Karafuto. 

O monge só descobriu que os cabelos da boneca haviam crescido na primavera de 1955, durante uma grande limpeza do templo. Ou seja, segundo esse novo artigo, ninguém teria percebido que seus cabelos haviam crescido durante 17 anos.


Por fim, o nome Kikuko aparece como o nome da menininha e pela primeira vez aparece o nome Okiku, com a nota sobre o seu nome ter derivado do nome da proprietária. Este artigo trouxe a data correta da consagração: 1938.

A Publicação de 1970


- Data: 05 de agosto de 1970

- Revista: Jornal Hokkaidou


- Autor: Yutaka Mabuchi

O jornal publicou um artigo com o nome de "A História Fantasmagórica da Boneca Okiku" e o conteúdo é praticamente igual ao segundo artigo publicado, mas teve algumas alterações tais como: "No espaço da manhã à noite, seus cabelos cresciam", uma observação com propositais conotações religiosas.

E então estava criada a lenda da Boneca Okiku.

Contradições encontradas nos dois artigos. 

- O nome da boneca é diferente. No 1º artigo: Kiyoko enquanto no 2º é Okiku. A Mudança para Okiku poderia ter sido uma tentativa de induzir o leitor a associar o nome com o da personagem Okiku da clássica história de fantasmas japonesa "A Casa dos Pratos". Digite Okiku no Google e o primeiro resultado é um artigo da Wikipédia sobre essa história, e não sobre a boneca. Na verdade o nome da boneca é apenas Kiku (crisântemo em português, originário do nome Kikuko ou criança dos crisântemos). A partícula O, comumente adicionada no início de certas palavras em japonês, quer dizer algo como Honorável.

- Em 1918, não houve uma inauguração da exposição Taishou. A inauguração se deu na exposição de Hokkaidou em comemoração do aniversário de 50 anos de abertura de estradas. Essa exposição foi do dia primeiro de agosto ao dia 19 de setembro de 1918.

- Na província de Karafuto, existia a região de Mooka, mas não existia lugar de exploração de carvão em uma cidade com o nome de Minatochou. Segundo o índice de minas de carvão na Wikipédia, não figura uma região chamada de Mooka. (Apesar de existir a mina de Mooka localizada em Kyuushu, ao sul do Japão...)

- Para aumentar a credibilidade, a história que passa no período Showa (1926-1989), foi colocada como sendo do período Taishou (1912-1926). 

- A parte do relato em que o pai da menina aparece em sonho ao monge, é um clichê forçado e batido de história de fantasmas.

Os fatos sobrenaturais encontrados a lenda: cabelos crescerem e boca aberta.

- Cabelos Crescerem


Antigamente os cabelos das bonecas eram feitos com cabelos humanos, principalmente nas bonecas populares, como era o caso de Okiku 

Acontece que os métodos de produção na época não eram padronizados e eram bastante artesanais, tanto que as bonecas prontas passavam um tempo nos depósitos das fábricas, aguardando o cabelo assentar para serem uma vez cortados antes de comercializá-las. Ou seja, que de uma boneca recém criada para uma boneca que havia passado um bom tempo no depósito, haviam variações aparentes no comprimento dos cabelos, já que não haviam se estabilizado, dando a impressão de que haviam crescido.

Alguns artido ainda dizem que o cabelo da boneca continua crescendo mas isso é desmentido com as fotos de anos atrás com as atuais. 

- Boca aberta

Relatos falaram que a boneca sempre teve a boca meio em aberta. Quando você aperta o peito da boneca, ela emite um som, que sai pela boca :) Era uma boneca moderna para a época

Concluí-se então que a lenda foi alterada ao longo dos anos, e que o crescimento dos cabelos e a boca aberta tem explicações. E o que você acha dessa lenda? Eu Continuo não gostando de bonecas. 
________________________ ♥_________________________
Post por: ~Yumi~ 
Yumi Harumi -  Sakura Model No Facebook: Clique Aqui
Entre em Contato Comigo: Clique aqui 
Canal Youtube: Clique Aqui
Instagram: Clique Aqui
Contato Para Parcerias: contatoyumih@gmail.com
________________________ ♥________________________

0 comentários :

Facebook

Contato ?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar ?

Seguidores

?

Blinking Cute Box Cat
Tecnologia do Blogger.