segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Kabuki, forma de arte teatral reconhecida por suas performances elaboradas e expressiva maquiagem, é o mais popular dos estilos de drama japonês dos últimos IV séculos. Os três ideogramas que formam a palavra “kabuki” significam “cantar”, “dançar” e “representar”. Cômica e trágica, é uma arte recheada de simbologia e cores, muitas cores, onde cada rico detalhe possui importância vital para compor o clima e contar sua história. O Kabuki representa a arte popular, colorida e vibrante, em oposição ao requinte aristocrático suave e zen de sua época.
A arte teve suas origens relacionadas ao desejo de mudanças de uma sociedade que até então esteve dominada sob o estigma dos guerreiros samurais. O tradicional teatro, que é apreciado hoje em todo o mundo, encontra suas raízes mais propriamente em Izumo na província de Shimane. Aliás, muitas facetas da cultura japonesa estão profundamente ligadas a região de Shimane.
As Raízes do Kabuki:
Conta-se que, em 1572, uma jovem nasceu de um ferreiro em Matsue. Esta menina tornou-se uma Miko (sacerdotisa aprendiz dos santuários xintoístas) em Izumo Taisha, um dos mais famosos santuários do Japão. Seu nome era Izumo-no-Okuni, e ela tornou-se a criadora da arte que hoje conhecemos como kabuki.
Como era muito talentosa, ela se apresentava em danças rituais para diferentes cerimônias. Quando o templo precisou de fundos para trabalhos de reparação a ser realizados em seu salão principal para o Sengu (Sengu simboliza uma renovação de energia e vitalidade para a divindade do santuário). Okuni viajou por todo o país realizando danças para ajudar a levantar fundos para o santuário. Suas performances incomuns, foram baseadas nas danças rituais que ela vinha fazendo como uma sacerdotisa de Izumo Taisha e, eram tão surpreendentes como nada do que tinha sido visto antes ela, então, se vestia e representava personagens masculinos.
Na época, não havia uma palavra chamada kabuki, acredita-se, de fato, que kabuki derive do verbo kabuku, significando aproximadamente “ser fora do comum”, e as pessoas que fizeram isso eram conhecidas como kabukimono.
Por vestir-se como um homem e indo contra a imagem geral de uma mulher da época, Izumo-no-Okuni chegou a ser considerada como um kabukimono. No entanto, seu estilo e desempenho foram muitas vezes chamado de kabuki odori (odori significa “dança”), e rapidamente sua arte se tornou popular.
Logo, ela formou sua própria companhia de teatro, a Okuni Ichiza, para continuar arrecadando dinheiro para o templo de Izumo Taisha. Sua popularidade se espalhou, atrizes representavam papéis tanto masculinos quanto femininos em encenações cômicas sobre a vida cotidiana e aristocrática. No despertar de tal sucesso, trupes rivais se formaram rapidamente e o kabuki passou a ser apresentado com apelo sensual em sugestivas performances; até as prostitutas e cortesãs começaram a imitar seu estilo. Até que em 1629 o xogunato Tokugawa (Xogunato era o nome do sistema de governo concedido pelo Imperador que delegava poderes para que o Xogum governasse em seu nome) decretou uma lei que proibia as mulheres de realizar o kabuki odori.
A era Genroku (1673-1735):
Durante a era Genroku o kabuki floresceu. A estrutura das peças kabuki foi formalizada nesse período, assim como muitos elementos de estilização. Os tipos convencionais de personagens foram determinados. O teatro Kabuki e o Ningyô jôruri (forma elaborada de teatro de bonecos que veio a ser conhecida mais tarde como ”Bunraku”) tornaram-se estreitamente associados um com o outro nessa época e desde então têm influenciado mutuamente em seu desenvolvimento.
O famoso dramaturgo Chikamatsu Monzaemon, um dos primeiros a escrever textos dramáticos de kabuki profissionalmente, produziu muitos trabalhos influentes, embora a peça tida como mais significativa de sua obra, Sonezaki Shinju (Os suicídios de amor em Sonezaki), tenha sido originalmente escrita para o Bunraku. Como muitas outras peças de bunraku, entretanto, essa foi adaptada para kabuki e inspirou muitos “imitadores”: de fato, conta-se que essa e outras peças similares causaram tantos casos reais de suicídio copiados do drama, que o governo proibiu asShinju mono (peças sobre suicídio duplo de amantes – aliás, curiosa semelhança com Romeu e Julieta) em 1723. Outro famoso nome do Kabuki, Ichikawa Danjuro nono também viveu nessa época. A ele se atribui-se o desenvolvimento das poses “Mie” (pose dinâmica e expressiva que acompanha a mímica) e da maquiagem kumadori, que simulava máscaras.
A maquiagem estilizada, além da vestimenta, é de fato elemento imprescindível na elaboração do enredo Kabuki, exageradamente marcante, realça os contornos dos olhos, cílios e a boca destacando o ator em cena. As cores também exercem papel predominante na arte. Cada cor está ligada a uma simbologia que representa o temperamento do personagem, assim como o branco é usado por mulheres e jovens apaixonadas, cinza a melancolia, o vermelho retrata a ira e a cólera, azul e preto os vilões, o verde os espíritos diabólicos e os visitantes de outro mundo.
Em meados do século XVIII o Kabuki perdeu temporariamente a preferência do público popular em favor do bunraku (teatro de marionetes). Isso aconteceu em parte por causa da emergente classe de muitos bons dramaturgos de Bunraku na época. Fato que durou até o fim do século, quando o Kabuki voltou a emergir.
As grandes mudanças culturais começaram em 1868, com a queda do xogunato Tokugawa. A supressão da classe dos samurais e a abertura do Japão para o ocidente ajudaram a ativar esse reflorescimento. Como a cultura lutava para se adaptar à nova situação de não isolamento, os atores batalharam para elevar a reputação do kabuki entre as classes mais altas e para adaptar os estilos tradicionais aos novos gostos.
Porém, muitas casas de espetáculo kabuki foram destruídas por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e as forças de ocupação baniram as apresentações da arte por um breve período depois da guerra. Em 1947, no entanto, a proibição já havia sido revogada e as apresentações recomeçaram.
FONTE: CAÇADORES DE LENDA ''JAPÃO''
É isso Kawaiis, espero que tenham gostado
Post por: Laah Gastaldon - Nobu Chan (Adm Sakura Model)
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