segunda-feira, 10 de agosto de 2015
A história do budismo no Japão pode ser dividida em três períodos: o Período Nara (até o ano 784), o Período Heian (794–1185) e o Período Pós-Heian (de 1185 em diante). Cada período testemunhou a introdução de novas doutrinas e revoltas nas escolas já existentes. Ver Sōhei (monges guerreiros).
Nos tempos modernos, as principais manifestações do budismo no Japão são as escolas da Terra Pura, Nichiren, Xingom e Zen.
O Budismo chegou ao Japão no século VI, devido ao intercâmbio cultural entre a península coreana e o arquipélago japonês. Como o Budismo tem muitos pontos em comum com a religião nativa japonesa, o shinto, ele foi rapidamente assimilado pelo povo do país. O grande sucesso do budismo no arquipélago japonês se deve ao fato que ele provê uma escatologia individual à vida espiritual dos japoneses, enquanto mantêm a visão politeísta do Universo, que combina com os vários pontos da religião shinto. Além das práticas puramente religiosas, ele introduziu na, cultura japonesa, as palavras sabedoria, compaixão e misericórdia. Chegando ao Japão, obudismo resolveu todos os problemas relacionados à morte, no nível prático (funeral) e no nível espiritual (sobre o destino da alma, após a morte física). O shinto não poderia lidar com isso, por causa de sua rejeição a tudo o que está relacionado com a morte e sangue.
O budismo é praticado em templos e monastérios budistas, administrados por monges ou monjas budistas (obo san). O sacerdócio budista é composto por pessoas que se isolaram do mundo profano para se devotarem inteiramente à vida religiosa. No entanto, é permitido aos membros do sacerdócio budista, manter uma vida familiar. Todos os monges raspam a cabeça e usam um traje simples que parece uma sotaina. Nos templos, o grupo religioso se devota ativamente ao estudo das Escrituras e à meditação.
O budismo também proporciona ocupações religiosas, públicas e privadas e organiza vários eventos culturais, tradicionais festivais locais, festival do Dia do Ano Novo, celebração do aniversário de Buda, cerimônia de falecimento, etc. Também se responsabiliza em manter locais de culto, que geralmente são considerados tesouros nacionais e administram a manutenção dos cemitérios.
Os mais fervorosos seguidores do budismo vão regularmente ao templo para praticar a meditação ou ler os sutras, enquanto contam as 108 contas de seus rosários (o número 108 simboliza os 108 desejos que afligem a humanidade, de acordo com uma crença budista).
Os menos dedicados, que são a maioria dos japoneses, geralmente vão ao templo para assistir funerais ou rituais em honra aos mortos como Obon, a celebração dos ancestrais, que acontece todo ano, em meados de agosto. Eles prontamente vêm para pedir em suas orações, aos ícones budistas, um favor particular (sucesso em exames, prosperidade em um negócio, cura, sucesso no amor, etc.). Além das práticas religiosas, o budismo está profundamente impregnado na cultura japonesa.
Hoje, firmemente ancorada a cultura japonesa, o budismo é a segunda religião no Japão, em números de seguidores.
Ritsu Fundada por Dàoxuān (道宣, Jp. Dôsen), China, cerca de 650. Primeiro introduzida no Japão por Ganjin (鑑真) em 753. A escola Ritsu especializava-se no Vinaia (as regras monásticas do Tripitaca). Ela usava a versão Darmagupta do vinaia, que é conhecido no Japão como Shibunritsu (四分律), "Vinaya em Quatro Seções").
Jojitsu A escola Satyasiddhi é considerada como sendo uma ramificação da escola Sautrantica, uma das escolas do budismo inicial na Índia (ver Escolas do budismo inicial). No Japão, nunca foi uma escola separada propriamente dita, mas era conjugada com a escola Sanron.
Literalmente: Escola dos três tratados; uma escola Madhyamika que desenvolveu-se na China baseada em dois tratados por Nagarjuna e um escrito por Aryadeva. Esta escola foi transmitida para o Japão no século VII, em tandem com a escola Jojitsu. Madhyamika é uma das duas mais importantes escolas de filosofia budista da tradição Maayana.
Hosso A escola Yogachara (瑜伽行派 Yugagyouha) é baseada no pensamento dos dois irmãos e filósofos indianos do budismo, Asanga e Vasubandhu, e é conhecida como "consciência apenas", uma vez que ensina uma espécie de idealismo no qual todos as percepções fenomênicas são fenômenos da "consciência apenas". A escola Hosso foi fundada na China por Xuanzang (玄奘, Jap:. Genjo), por volta de 630 e introduzida no Japão em 654 O Tratado da teoria da consciência-apenas (Japonês: Jo Yuishikir Ron; Chinês: Cheng Weishin Lun; 成唯識論) é um importante texto para a escola Hosso.
Kegon Também conhecida pela pronúncia chinesa, Huayan (華厳), a escola Kegon foi fundada por Dushun (杜順, Jap. Dojun) na China por volta de 600 e foi introduzida no Japão por Bodhisena em 736 O Avatamsaka Sutra(Kegonkyo 華厳経) é a escritura central da escola Kegon.
Período Heian: O período Nara tardio foi palco da introdução do budismo esotérico (密教, Jap. mikkyo) no Japão, por Kūkai e Saichō, que fundaram respectivamente as escolas Shingon e Tendai. No final do período Heian surgiria a primeira escola genuinamente japonesa do budismo, a Nichiren.
Tendai Conhecida como Tiantai (天台) na China, a escola Tendai foi fundada por Zhiyi (智顗, Jap. Chigi) por volta de 550 Em 804 Saichō (最澄) viajou para a China para estudar os ensinamentos Tiantai no Monte Tiantai. Entretanto, antes de seu retorno ele também estudou e foi iniciado numa forma sinificada sincrética de budismo esotérico. A escritura princial da escola Tiantai é o Sutra do Lótus (Hokkekyo 法華経), porém quando Saichō estabeleceu sua instituição no Japão, incorporou um currículo de estudo e prática do budismo esotérico no Japão.
Shingon Kūkai viajou para a China em 804 como parte da mesma expedição de Saichō. Na capital da dinastia Tang, ele estudou budismo esotérico, sânscrito e recebeu empoderamento de Huiguo. Ao retornar ao Japão, Kūkai eventualmente conseguiu estabelecer o Shingon (真言) como uma escola independente.
Kamakura até o período moderno:
O período Kamakura viu a introdução das duas escolas que talvez tenham tido o maior impacto no país: As escolas Amidistas Terra Pura, promulgadas por evangelistas como Genshin e articulada por monges como Hōnen, que enfatizavam a salvação através da fé em Amitabha e que continua sendo a maior seita budista no Japão (e na Ásia); e as escolas mais filosóficas Zen, promulgadas por monges como Eisai e Dogen, que enfatizavam a liberação através do insight da meditação, que também foram rapidamente adotas pelas classes superiores e tiveram um impacto profundo na cultura japonesa.
O Japão tem visto um declínio acentuado na prática budista no século XXI, com o fechamento de aproximadamente 1.000 templos por ano. Muitos japoneses não estão mais realizando ritos funerários budistas, os quais eram antigamente a prática budista mais importante e universal na cultura japonesa.
Escolas Amidistas
Jodo Shu
Fundador: Huiyuan (慧遠, Jp. Eon), China, c. 400 EC
Nome chinês: Jingtu (浄土) "Terra Pura"
Introdução no Japão: Hōnen (法然), 1175 EC
Doutrina: nembutsu (念仏, "reza ao Buda")
Texto principal: Sutra da Vida Infinita (Muryojukyo 無量壽経)
Jodo Shinshu
Fundador: Shinran (親鸞), 1224 EC
Nome japonês: 浄土真, "Verdadeira Terra Pura"
Influências principais: Jodo
Doutrina: shintai zokutai (真諦俗諦, "Verdade Real, Verdade Comum")
Texto principal: Sutra da Vida Infinita (Muryojukyo 無量壽経)
Ji Shu
Fundador: Ippen (一遍), 1270 EC
Nome japonês: 時宗 ou 時衆, "Tempo"
Influências principais: Jodo
Doutrina: nenbutsu (念仏, "mentalização de Buda")
Yudsunenbutsu Shu
Fundador: Ryōnin (良忍), 1117 EC
Nome japonês: 融通念仏
Doutrina: sokushitsu ōjō (速疾往生,)
Texto principal: Sutra Avatamsaka (Kegonkyo 華厳経)・Sutra do Lótus (Hokekyo 法華経)
Escolas Zen Varias variantes da prática e sabedoria experimental do Zen (禅宗) foram trazidas separadamente ao Japão. Note que influências Zen são encontradas anteriormente no Budismo japonês, especialmente na fertilização cruzada entre Hosso and Kegon, mas as escolas independentes foram formadas posteriormente.
Sōtō
Fundadores: Caoshan (曹山, japonês: Sosan) e Dongshan (洞山, japonês: Tosan), China, c. 850
Nome chinês: Caodong (曹洞), denominada em referência a seus fundadores
Introdução no Japão: Dogen (道元), 1227 EC
Influências principais: Tendai, Hosso, Kegon
Doutrina: zazen (坐禅, "meditação sentada"), especialmente shikantaza
Textos principais: Sutras da Sabedoria Transcendente, ou Sutras Prajnaparamita (般若波羅蜜経), incluindo o Sutra do Coração
No Japão, a arte budista começou a desenvolver-se quando o país converteu-se ao Budismo em 548 EC. Algumas imagens do período Asuka (mostradas acima), o primeiro período após a conversão do país ao Budismo, refletem um estilo tipicamente clássico, com roupas helenísticas amplas e formas corpóreas realistas características da arte greco-budista.
Outros trabalhos artísticos incorporam vária influências da Ásia Oriental, de forma que o budismo japonês tornou-se extremamente variado em sua forma de expressão. Muitos elementos da arte greco-budista permanecem presentes até os dias de hoje entretanto, tais como Hércules sendo a inspiração para as deidades guardiãs Nio na frente de templos budistas japoneses, ou representações do Buda reminiscentes da arte grega tais como o Buda em Kamakura.
Deidades
1) Héracles (Museu do Louvre).
2) Héracles em moeda do rei Greco-Báctrio Demétrio I.
3) Vajrapani, o protetor do Buda, mostrado como Héracles na arte greco-budista de Gandara.
4) Shukongōshin, manifestação de Vajrapani, como deidade protetora em templos budistas do Japão.]]
Linha do tempo:
- 625: Ekan introduz a escola Sanron (Sanlun) no Japão.
- 654: Dosho introduz a escola Hosso (Faxiang) no Japão.
- 736: Bodhisena introduz a escola Kegon (Huayan) no Japão.
- 753: Ganjin introduz a escola Ritsu (Lü, Vinaya) no Japão.
- 807: Saichō introduz a escola Tendai (Tientai) no Japão.
- 816: Kūkai introduz a escola Shingon no Japão.
- 1175: Hōnen dá início à escola Jodo (Pure Land) no Japão.
- 1191: Eisai introduz a escola Rinzai (Linji) no Japão.
- 1227: Dogen introduz a escola Soto (Caodung) no Japão.
- 1253: Nichiren funda a escola Nichiren.
- 1282: A escola Nichiren começa a se dividir em vários sub-ramos.
- 1654: Ingen introduz a escola Obaku (Huangbo) no Japão.
FONTES: WIKIPEDIA
É isso Kawaiis, espero que tenham gostado
Post por: Laah Gastaldon - Nobu Chan (Adm Sakura Model)
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